Como Criar um Servidor de Minecraft Grátis

Neste post mostrarei a você exatamente como criar um servidor de Minecraft. Não importa se seu computador funciona com Windows, Mac ou Linux, o método que lhe ensinarei abaixo funcionará em qualquer caso.

O Minecraft tem sido reconhecido como o segundo jogo online mais popular do mundo. Não só oferece horas de diversão, mas também pode ser uma ferramenta para aprender a codificar.

Este jogo oferece uma plataforma aberta disponível para ser expandida pelos desenvolvedores de mods, por isso se tornou o coração de uma comunidade global de criadores.

Se você é novo neste mundo e está interessado na experiência completa, aqui poderá lançar seu próprio servidor Minecraft privado. Se ousar fazer isso, poderá criar seu próprio mundo dentro deste incrível jogo.

Requisitos básicos para fazer um servidor do Minecraft

Para criar e configurar seu servidor você deverá fazer algum esforço e também é conveniente que já tenha alguns conhecimentos técnicos básicos fundamentais para administrar qualquer tipo de server.

Minicraft Server (criar um servidor de Minecraft)

Com isto me refiro a que você deve sentir-se confortável usando uma linha de comando, configurando sistemas e redes, e também na hora de configurar o seu roteador.

Por outra parte, não é necessário um sistema de primeira linha para rodar um servidor Minecraft, mas um computador desktop é o ideal. Você poderia rodar um servidor Minecraft e jogar na mesma máquina, mas nesse caso será necessário um sistema mais potente.

Também recomendo o uso de uma conexão Ethernet com fio para seu servidor ao invés de uma sem fio, pois a primeira é mais confiável.

Finalmente, tenha em mente que, criar um servidor de Minecraft e hospedá-lo a partir da sua casa, significa que você estará expondo sua rede doméstica. Se você preferir não correr esse risco, é melhor então que use um provedor de hospedagem.

Continua abaixo…


RELACIONADOS:


Como criar um servidor de Minecraft grátis

Para alcançar o objetivo de possuir seu próprio servidor, siga os passos básicos abaixo para todos os sistemas:

  1. Atualize seu Java para utilizar a versão mais recente.
  2. Em seguida, instale a última versão do software Minecraft server.
  3. Configure o seu servidor e a sua rede.
  4. Inicie o servidor.
  5. Finalmente, verifique se o seu servidor está acessível.

Veja agora as instruções passo-a-passo para o Windows

Passo 1: Atualizar Java

Se você é um usuário do Windows, para este primeiro passo você deve abrir seu painel de controle, em “Arquivos de Programas” procurar por Java e clicar em Atualizar Agora. Depois, verifique se a versão que você tem é a mais recente.

Instale o Java no Windows (servidor para Minecraft)

Passo 2: Instalar o Minecraft Server Java Edition

Agora, antes de baixar o software do servidor, você deve escolher um local para os arquivos do seu Minecraft server.

Quando o servidor for executado pela primeira vez, ele irá criar alguns arquivos de configuração, então é melhor ter todos eles armazenados na mesma pasta.

 

Ao baixar e iniciar o software do servidor do jogo, você encontrará um arquivo Java (.jar), que deverá salvar no local escolhido antes.

Inicie o servidor clicando neste arquivo Java e crie os arquivos de configuração. Lembre-se de executá-lo como um administrador.

Baixar Minecraft server

Passo 3: Configurar servidor e rede

Para continuar com o procedimento, você deve habilitar o redirecionamento de portas no seu roteador, mas isto somente se você quiser que seu servidor esteja acessível ao mundo.

Passo 4: Iniciar o servidor

Termine a criação iniciando o servidor Minecraft da seguinte maneira:

  • abra o Prompt de comando do Windows;
  • vá até o arquivo onde o servidor foi instalado (ex.: “minecraft_server.1.16.2.jar”);
  • inicie o server com o comando apropriado: java -Xmx1024M -Xms1024M -jar minecraft_server.1.16.2.jar nogui.

Passo 5: Testar a acessibilidade do seu server

Uma vez que o servidor estiver funcionando, você pode convidar os seus amigos ou outros jogadores a se conectarem ao mesmo através do seu endereço IP local, se ele estiver na sua rede local, ou senão, através do endereço IP externo/público.

Isso é tudo! Espero que você tenha gostado deste tutorial sobre como criar um servidor de Minecraft. Sucesso!

Quais versões de Minecraft são suportadas?

Este recurso é compatível com as seguintes versões:

 

Você gostou? Compartilhe com seus amigos: